quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Superando as limitações da vida, com a capacitação de D’us.


  
Todos nós temos limitações. O que é limitação?, limitação é o mesmo que restringir-se, conter-se, reduzir-se. Exemplo: Entre um país e outro existem fronteiras, que são linhas divisórias que separa um país do outro, uma fronteira é uma limitação que impede a liberdade de circulação entre uma nação e outra, isto está relacionado a limitações governamentais entre os países.

Limitações humanas
As vezes, as limitações humanas (produzem sentimentos) fazendo  com que as pessoas se sintam inadequadas , impotentes, incapazes para os desafios e realizações que estão diante de nós. Deus, porém, insiste conosco apesar das nossas limitações, desejando nos capacitar a superarmos as limitações que impede em algumas ocasiões de realizarmos  a sua obra.


Exemplo claro

Êxodo 3:10-11 Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito  (D’us revela a Moisés uma grande missão) .  
 
Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel? (Diante dessa grande missão, Moisés se sentiu por um momento limitado, diminuindo-se o máximo possível como uma pessoa incapaz para essa grande missão, por isso e por este motivo ele declarou; ‘Quem sou eu’  Moisés exprimiu que a sua existência diante dessa grande missão não era absolutamente nada).


Observação: Os motivos de Moisés sentir suas limitações eram, até certo ponto, justos dentro da sua concepção  (por si mesmo não poderia fazer nada pelo povo) , porém com  esse pensamento  Moisés  revelava  um sentimento  inadequado diante de uma tarefa confiada  por D’us,  Quando D’us olhou para Moisés  viu em Moisés a pessoa certa,  acreditando  que através de Moisés poderia  retirar seu povo do jugo de faraó e conduzi-los  livres até Canaã.


A resposta do Senhor diante da limitação de Moisés : Êxodo 3:12  E disse: Certamente eu serei contigo; (Por si mesmo Moisés não poderia realizar nada, mas  realizando conforme a vontade do Senhor tudo seria possível)  Aplicação: Nunca se limite  a vontade de D’us  se limite sim a vontade do adversário. Quando não há limitação a vontade de D’us, as coisas se tornam possíveis, quando há limitação a vontade de D’us, nós tornamos as coisas difíceis e isso pode custar a nossa salvação, como podemos observar em  MT 19:16-24.


Obs: É normal  reconhecermos nossas limitações. Moisés estava consciente das suas. Nossas limitações não são o problema em seu todo. O maior problema é como nos sentimos  e nos comportamos diante das limitações, ou seja os sentimentos que são gerado em nós (aí que estar o problema).  (Moisés não queria tentar de novo). Porque ?,  Porque Ele não se esquecia daquela experiência traumática do passado, quando fracassou na tentativa de ajudar seus próprios irmãos.


Aplicação: Nunca se limite a realizar algo hoje no presente por conta de uma mal experiência do passado, pense nisso !

Isaías 43:18-19  Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço uma coisa nova

Filipenses 3:13  Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
  
Nós temos um alvo e nada pode nos limitar a alcançar esse alvo a não ser nós mesmo


Moisés tinha uma profunda falta de confiança em si mesmo. É exatamente o que acontece como muitos hoje.  OBS:  Ninguém é um sucesso completamente e nem um fracasso totalmente.

"Não devemos nos preocupar com nossos fracassos e limitações, devemos nos preocupar com as chances que perdemos quando não tentamos novamente"

Exemplo: Lucas 18:35-43
Exemplo: Paralitico Tanque de Betesda. ele se preocupava em não perder a chance que tinha de um dia ser curado, como podemos observar em sua declaração:
João 5:6 E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?
João 5:7  O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
Ele se preocupava com a chance que tinha (quando a água é agitada ninguém me coloca no tanque)  , o que ele tinha na sua mente era a oportunidade, por isso ele estava ali junto aquele tanque a 38 anos, ele não se preocupava  com o fracasso de muitas tentativas (toda vez que vou desce outro em meu lugar) , se não tinha desistido, muito menos por causa das limitações por ser um paralítico, mesmo que ninguém colocasse ele no tanque, ele se arrastava na tentativa de alcançar a sua cura (enquanto eu vou).

Não existe nada de errado em admitir nossas limitações e fracassos passados, pois realmente todos nós os temos. Eu diria que admiti-los é essencial, se quisermos que Deus nos use efetivamente na sua obra. Às vezes, Deus, nos manda de volta ao lugar do nosso fracasso e nos diz para começarmos tudo de novo, a fim de tornar aquele fracasso em vitórias.

Deus usa o que temos, não importa quão pequeno isso seja.

Ele usou o que Moisés tinha nas mãos: uma vara, e fez um grande milagre através daquele instrumento. O mesmo aconteceu com Davi: usou uma pequena funda, e Davi venceu o grande Golias. Elias, com um pouco de farinha e óleo, multiplicou o alimento da viúva.
Com cinco pães e dois peixinhos, Jesus, alimentou grande multidão.


Nossas limitações não são obstáculos para que não possamos realizar grandes coisas.

"O nosso sucesso não vem em decorrência de nossas habilidades e talentos, mas sim através do poder de Deus". Sendo assim, a glória fica com Ele. Às vezes Deus pega as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes, 1Co 1: 26-29.

Querido irmão: Enfrente suas limitações com confiança em Deus. Não desista. Na medida em que você for dando os passos, Deus abrirá os caminhos. Suas limitações são oportunidades dadas a Deus para trabalhar em sua vida e revelar Seu grande poder, Amém !


Missionário : Wellington Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário